6 dicas para reduzires a humidade na tua casa de banho
Com o tempo frio e a chuva, mesmo abrindo a janela, a humidade na casa de banho é uma constante e um verdadeiro desafio!
É normal teres condensação na casa de banho. É uma zona de muitos vapores devido à água quente do banho.
Mas hoje trago-te algumas dicas para reduzires este problema de humidade na tua casa de banho.
Reduz a humidade na tua casa de banho!
E se chegaste até aqui e estás a ler isto, é porque tens este problema na tua casa de banho. Deixa-me dizer já que muito dificilmente consegues eliminar totalmente este problema. No entanto ao aplicares estas dicas, garanto-te que sentirás melhorias e será mais fácil lidar com este problema.
E como sei isto? Porque são dicas que eu própria tenho implementado na minha própria casa de banho e consegui reduzir bastante.
Quero apenas deixar já como nota, que estas dicas não te vão ensinar a limpar bolores, nem manchas. Estas dicas são para pores em prática antes do frio e da chuva aparecerem. Ou seja, quando as temperaturas te permitirem fazer uma limpeza a fundo e possas então aplicar estas dicas, ou pelo menos a maior parte delas.
Assim, quando o inverno chegar, terás a casa de banho mais preparada para enfrentar os problemas de humidade.
Por isso vou partilhar contigo o que me ajudou significativamente a reduzir este problema!
1 – Duche
Para começar e se estás na escolha de duche, opta por uma zona de duche a mais fechada possível. Desta forma, vais conseguir reduzir a saída do vapor quando estás a tomar banho. Esta é a única dica que não sigo e por isso a casa de banho fica mesmo com muito vapor.
2 – Tipo de tinta
Pinta o teto e/ou paredes com tinta antifúngica. Hoje em dia a oferta é enorme e tens várias no mercado próprias para casa de banho e de fácil limpeza. Estas tintas têm uma elevada resistência a fungos, manchas de humidade e condensação. Podes aplicar esta dica, em qualquer ambiente em que tenhas este tipo de problema.
3 – Aquecedor termoventilador
Coloca um aquecedor termoventilador em cima da porta. Esta dica é controversa uma vez que o mais comum é colocar um extrator de banho. Recomendo o aquecedor, pois comigo o extrator de banho não funcionou e já o retirámos! Talvez não tivéssemos escolhido o melhor mas foi a minha experiência.
4 – Tipo de azulejo
Para as paredes revestidas a azulejo, tens duas hipóteses de azulejos. Ou escolhes azulejo retificado ou azulejo de arestas normais.
O azulejo retificado tem as arestas com corte reto, o que permite que as juntas entre azulejos sejam menores e visualmente sejam mais discretas.
O azulejo de arestas normais, tem as arestas com um ligeiro boleado, ficando as juntas entre os azulejos, ligeiramente maiores e mais visíveis, que o azulejo com acabamento retificado.
Podes por exemplo, na zona do duche colocar azulejo retificado e nas restantes paredes colocar o normal. Ou o mais ideal, se o orçamento te permitir, colocar azulejo retificado em todas as paredes da tua casa de banho.
5 – Tipo de betume
Agora, chegamos à verdadeira dica!
Nas juntas, independente do tipo de azulejo, optar por colocar betume especifico de casa de banho.
É aqui que se acumula mais bolor e é também o mais difícil de limpar, uma vez que os azulejos são cerâmicos e de fácil limpeza.
E se não sabes que tipo de betume é este, ou qual deves escolher, vou dizer-te qual usei e algumas das suas características. Assim podes perceber a sua vantagem e fazer a tua própria pesquisa, tirando assim as tuas conclusões.
O betume que utilizei e recomendo muito, foi o Fugalite Bio da marca Keracoll.
É um produto orgânico, disponível em 10 cores. Trata-se de uma resina de base aquosa hipoalergénica para a betumação impermeável e antimanchas com efeito seda de grés porcelânico, pedras naturais e pastilha de vidro. É insensível aos raios UV, pode ser aplicado em pavimentos e paredes interiores e exteriores, resiste à água, com efeito gota, não absorve e não muda de cor.
Estas são apenas algumas das características deste betume. Existem mais produtos para este efeito.
O importante é saberes que existem produtos específicos para cada situação. E que podem ser a escolha certa para resolver um problema e evitar chatices maiores.
6 – Desumidificador
A última dica que tenho para ti, é a utilização de um desumidificador. Após o banho liga o desumidificador e a secagem da casa de banho é super rápida. Evitas assim que as paredes e tetos estejam molhados por muito tempo, levando assim à redução de fungos e bolores. Podes usar este equipamento em qualquer espaço para reduzir a humidade.
Comecei a usar esta dica, apenas este inverno e fiquei fascinada com o resultado!
O desumidificador que estou a utilizar é o Dryzone XL-Cubic da marca Ikohs. Aqui é importante que escolhas um que satisfaça o que pretendes e que tenhas em conta a dimensão do teu espaço.
Notas finais
Como nota final, deixo apenas a seguinte reflexão: ao utilizares produtos próprios para casa de banho, vais estar a reduzir bastante os problemas que possam surgir. E sobretudo, vai-te facilitar imenso na hora da limpeza.
Estas dicas não resolvem problemas de infiltração. É importante identificares as causas da humidade. Estas dicas são para casos de humidade derivados de condensação, devido aos vapores dos banhos.
Sempre que puderes ventila a casa, a renovação de ar é importante para a tua saúde e para a da tua casa.
Se tens mais dicas, deixa aqui nos comentários, para que assim nos possamos ajudar uns aos outros!
Até já!
Boa tarde,
em relação ao Fugalite Bio da marca Keracoll. onde podemos comprar?
Obrigada
Olá,
Podes encontrar em várias lojas de materiais de construção.
Mas se pesquisares no google, encontras facilmente à venda online. Apenas um exemplo, em http://www.adriazul.pt encontras 🙂
Obrigada pelo teu comentário!
O que achas do sistema Solatube?
Acho super válido, uma vez que te permite ter sempre luz natural 🙂