Não é difícil teres um jardim simples e moderno no espaço exterior da tua casa! Para quem tem uma casa com algum terreno, normalmente este espaço fica sempre para pensar no fim de se ter a casa pronta!
Por experiência, sei que no fim existem dois bloqueios para terminar este espaço: a falta de paciência e energia e a falta de meios económicos!
Ambos os motivos são válidos como “desculpa” para o espaço exterior nunca mais estar pronto. E por isso, quero te deixar algumas dicas que considero essenciais para te facilitar essa tarefa, quer sejas tu própria a tratar do assunto ou mesmo que recorras a alguém, pois assim sabes como deves começar a explicar o que pretendes!
6 dicas para teres um jardim simples e moderno!
1 – COLOCA DE LADO UM VALOR PARA OS ARRANJOS EXTERIORES.
Sei que o mais provável é o teu orçamento já estar no limite para a casa e que o exterior é a última coisa em que queres pensar… mas acredita que depois de teres a casa finalizada vai desejar ter também este espaço pronto!
O exterior da tua casa é o primeiro espaço, teu, que te recebe em casa e por isso é como uma extensão, um prolongamento da tua casa. E um jardim simples e moderno é uma ótima forma de te receber e de receber quem te visita.
Assim, mesmo que não consigas um grande valor, aposta numa zona que para ti seja essencial estar pronta ou investe num projecto para esse espaço. Desta forma tens um plano a seguir e é um guia para não te sentires tão perdida. O tempo vai passando e a angústia de não teres sequer um plano pode ser frustrante.
2 – DEFINE ZONAS.
De acordo com a área que tens, tens de ser realista!
São várias as zonas que podes criar no exterior, vou referir algumas, mas sem dúvida que existem mais, depende sempre das necessidades e gostos de cada pessoa.
Assim, podes ter: zona de refeições, zona de lazer, zona de jardim, zona de brincar, zona da piscina, zona de plantas em vaso, estendal…
Estas zonas têm de ter em conta a funcionalidade, a ligação e a proximidade entre elas.
3 – INCIDÊNCIA DA LUZ
Para um pouco em frente ao espaço que queres transformar num jardim simples e moderno e analisa a luz!
Esta dica, ajuda-te na dica anterior, da definição de zonas, mas atenção que não te deve condicionar. Se por exemplo o lugar de maior exposição solar for junto à entrada e era precisamente aí que gostarias que ficasse a zona de refeições por ser mesmo junto à cozinha e queres fazer inúmeras refeições na rua, podes sempre fazer uma zona de refeições coberta. Existem diversas formas de fazer essa cobertura e acaba por proteger a entrada!
Locais com mais exposição solar devem incluir plantas que não necessitem de tanta sombra e nas zonas de sombra podes por exemplo criar zonas com mobiliário, por exemplo, zonas de lazer.
4 – PLANTAS
Para teres no teu espaço exterior um jardim simples e moderno, aposta em plantas de baixa manutenção.
Estas plantas mantêm o seu especto por mais tempo, fazem menos lixo e não necessitam de tanta atenção.
Já existem diversas variedades de plantas dentro desta temática, que não terás problemas em encontrá-las.
A sua distribuição pelo espaço deve ser cuidada para teres um jardim com especto cuidado. Antes de começares a plantar, distribui as plantas ainda no vaso que trazem, e vê como fica mais harmonioso.
As plantas maiores devem ficar atrás das mais pequenas. Não precisas de ter uma grande variedade, é preferível teres menos e juntares as que são do mesmo grupo ou alterná-las de forma igual.
Entre elas podes colocar tela de jardim e espalhar pedra, assim o teu jardim para além de precisar de menos manutenção, fica com um visual moderno, mais clean e cuidado. Também podes optar por relva, seja verdadeira, seja artificial, é mesmo uma questão de gosto e de tempo que tens disponível.
Para mim, a questão da manutenção é muito importante, pois cada vez mais os dias são corridos e a busca por viver os dias mais leves aumenta. Todos queremos ambientes cuidados sem termos de sacrificar todo o nosso tempo.
Afinal, a nossa casa é para nós nos gozarmos dela e não ela de nós!
Dica extra: se não tiveres muito espaço, mas gostares de cozinhar, planeia pelo menos um cantinho para as ervas aromáticas. Não precisam de muito espaço e é fácil de cuidar!
5 – PAVIMENTO PARA EXTERIORES
Aqui a escolha deve ter em conta, pelo menos 4 características fundamentais: ser antiderrapante, a sua resistência deve respeitar a sua função, ser de fácil limpeza e a cor deve criar harmonia com a casa.
Este elemento é de extrema importância pois é o elemento que une todo o conjunto. É sobre este elemento que vais criar percursos ou zonas de estar e de onde contemplas o teu jardim simples e moderno.
6 – MOBILIÁRIO
Certamente que terás algum mobiliário no teu espaço exterior, nem que sejam apenas umas poltronas para aproveitares pequenos momentos no teu espaço.
Facilmente, sobretudo se houver folga no orçamento, nos deixamos encantar por várias peças. Hoje em dia a oferta é tanta e com tanto bom gosto que o difícil é escolher.
Mas para te facilitar a escolha deixo algumas dicas!
Se tiveres espaço para guardar o mobiliário, os têxteis, a decoração, para proteção do mau tempo, tens mais opções de escolha. Agora, se não tiveres, ou se não te apetecer andar sempre preocupa com o tempo, deves ter em conta, o seguinte:
– Escolhe peças que não precises de passar muitos óleos para proteger o seu material;
– Escolhe peças que não tenham muita textura, pois facilmente acumulam sujidade;
– Escolhe peças que tenham uma cor resistente e que a mesma se mantenha.
Por norma, as peças em madeira são as que precisam de mais manutenção, mas também são as que tornam o espaço mais acolhedor. É mesmo uma questão de gosto pessoal e de disponibilidade para cuidar delas.
Não existem jardins, espaços exteriores perfeitos!
O que é regra para uma pessoa não é para outra. Devem ser espaços pensados, sobretudo porque são espaços que para além de estarem sujeitos a chuva, sol, vento, precisam de atenção, pois por norma têm plantas e as mesmas são seres vivos que precisam de cuidados.
Lembra-te, menos é mais! Não faças planos muito grandes, é preferível começares com um espaço que tenhas a certeza que consegues manter, e depois com o passar do tempo tens sempre a possibilidade de o ir preenchendo!
Para teres um jardim simples e moderno, encontras mais dicas por aqui!
Até já!
Deixe um comentário